Produção Sustentável para Alimentação Escolar

O que é?

Um conjunto de ações para fortalecimento da agricultura familiar aliado a técnicas de produção sustentável que valorizam a forma justa de produção do campo, garantindo alimentação escolar regionalizada e melhorando a geração de renda das famílias e comunidades envolvidas. Essa também é uma forma promoção da saúde e bem-estar para os agricultores e suas famílias quanto a garantia de produzir em ambientes livres de contaminação de veneno e manter o acesso a práticas e espaços sustentáveis de produção.

Dentre os espaços e técnicas de manejo agroecológico e orgânico, incluem-se: manejo de sítios, hortas, roçados sem veneno, sem fogo ou com uso mínimo e controlado do fogo, manejo de sistemas agroflorestais, plantio diversificado de espécies agrícolas, manejo de abelhas nativas sem ferrão, produção de composteiras com restos de vegetais, resgate de sementes nativas e de práticas de manejo tradicionais que conservam as florestas, dentre várias outras práticas tradicionais saudáveis.

Qual problema resolve?

A produção sustentável para alimentação escolar nasce através do manejo sustentável de agroecossistemas realizado na agricultura familiar com a finalidade de promover o fortalecimento de produtores agroecológicos e orgânicos e de trazer uma alimentação de qualidade em áreas de comunidades tradicionais protegidas e ambientes rurais. Visa o fortalecimento destes grupos e da sua produção através do trabalho coletivo que promove a produção sustentável através da responsabilidade solidária e do controle social, favorecendo a agregação de valor aos seus produtos; proporcionando condições de subsistência e comercialização e dando-lhes autonomia na produção de alimentos saudáveis e limpos (livres de veneno e fertilizantes sintéticos), reduzindo o consumo de alimentos ultraprocessados e fortalecendo o acesso a uma alimentação natural e agroecológica na região.

Como a tecnologia social é desenvolvida?

A produção sustentável para alimentação escolar é desenvolvida a partir da agricultura familiar que trabalha com o plantio de alimentos naturais, tais como frutas, hortaliças, legumes e tubérculos (raízes) e com a produção de alimentos beneficiados destes outros, que podem ser integrados as refeições e melhoram a qualidade da alimentação na escola.

A produção sustentável é realizada a partir do plantio de uma diversidade de alimentos, utilizados para enriquecer a alimentação. Os alimentos devem ser origem agroecológica, sendo cultivados sem o uso de veneno e sem o uso de fertilizantes sintéticos. Ao invés do uso de produtos sintéticos, deve-se buscar por formas de manejo da produção que sejam sustentáveis, exemplos são o uso de matéria orgânica produzida em uma composteira (com restos de vegetais) como um rico adubo agroecológico.

Os cultivos de alimentos para alimentação escolar podem ser produzidos nas proximidades da escola, em hortas, canteiros, quintais, jardins, sítios e até mesmo em roçados. Devem ser plantados alimentos produzidos e consumidos naturalmente na região Amazônica, incentivando o plantio de alimentos regionais, respeitando as culturas locais, considerando a realidade do modo de produção e das formas de consumo da região. 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS associados:

ODS 1 – Erradicação da Pobreza
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
ODS 3 – Saúde e bem-estar
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis 

Links importantes:

Conheça os projetos de manejo de agroecossistemas do Instituto Mamirauá:
https://mamiraua.org.br/manejo-agroecossistemas

Leia sobre a 1a oficina de certificação orgânica promovida pelo Instituto Mamirauá:
https://mamiraua.org.br/noticias/oficina-certificacao-organica--alimentos-organicos-agroecologia

Assista ao vídeo documentário:
Clique para acessar o vídeo no Youtube

Contato do desenvolvedor:

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM
Programa de Manejo de Agroecossistemas
Endereço: Estrada do Bexiga, 2584 - Tefé - AM
E-mail: pma@mamiraua.org.br

Imagens da Tecnologia Social

Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder

Legendas:
Imagem 1: Jovens agricultores estudantes da agricultura familiar manejando espécies regionais importantes para alimentação local.
(Crédito: ilustração de Emanuel Feitosa Pamplona da Silva).
Imagem 2: Agricultora carregando folhas de palmeira seca para fazer uma cobertura do sol para horta agroecológica próximo a sua casa na comunidade.
(Crédito: foto de Bruno Barreto).
Imagem 3: Agricultor preparando a matéria orgânica com restos de frutas para fazer adubo em uma composteira para enriquecer a produção local.
(Crédito: foto de Everson Tavares).
Imagem 4: Agricultor e técnico conversando sobre o manejo que deve ser realizado no solo para melhorar a produção local.
(Crédito: foto de Rafael Forte).

OPTEI


AI Website Creator