O objetivo da Olimpíada de Ciências é melhorar a qualidade de vida das comunidades da Flona de Caxiuanã. A Olimpíada promove ações conjuntas com atores locais nas áreas de educação ambiental, cidadania, saúde, cultura, sustentabilidade, esporte, lazer e arte-educação. A metodologia adotada é participativa, com as comunidades atuando ativamente no processo de concepção, execução e monitoramento da olimpíada, que ocorre durante quatro dias na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) localizada em Melgaço, no município do marajó, estado do Pará.
Os municípios de Portel e Melgaço, onde a ECFPn foi criada, apresentam baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo Melgaço o pior do Brasil. O principal desafio que levou à criação da Tecnologia Social (TS) foi estimular a melhoria da educação nas escolas ribeirinhas da Flona de Caxiuanã, buscando melhorar o desempenho escolar, promover a responsabilidade na preservação da floresta e fortalecer o senso de pertencimento e identidade amazônica dos alunos.
A Olimpíada de Ciências foi implementada em 2002 na Floresta Nacional de Caxiuanã (Flona) pela ECFPn/MPEG, através de seu Programa de Educação. Esse programa atende às principais necessidades das comunidades residentes na região, articulando conhecimentos científicos com saberes locais. Os participantes incluem os alunos e professores das 15 escolas do entorno da Flona, localizadas nos municípios de Portel e Melgaço, sendo essas escolas atuantes como elo agregador com as comunidades.
São realizadas ao longo da Olímpiadas de Ciências diversas oficinas para alunos, professores e comunitários. Além das oficinas, são trabalhadas atividades esportivas solidárias, sendo essas atividades escolhidas pelos próprios comunitários. Essas geralmente são, casquinarem, corrida de peconha, natação, entre outras. Em cada dia do evento as comunidades promovem a execução de atividades culturais, como canto, danças, teatro, contação de histórias, entre outros. Essas ações têm como objetivo o fortalecimento do currículo pedagógico a partir da inserção de temáticas ambientais e o fortalecimento de participação social e cidadania, articuladas por meio dos saberes científicos e tradicionais.
Anualmente, uma média de 89 estudantes participa das olimpíadas, e ao longo das 17 edições, 1.513 alunos já participaram. Esse número tende a aumentar com a futura cooperação entre o município de Melgaço e mais escolas no programa. Participam anualmente, da Olimpíada, em média 20, representantes de escolas (professores e pedagogos), sendo dois por escola. Essa participação facilita a articulação dos professores com as temáticas das oficinas, permitindo que eles se apropriem do conhecimento desenvolvido. Também são convidados a participar pessoas idosos em cada comunidade para as oficinas de memória social. Esta é uma prática crucial para a transmissão de conhecimentos, valores, tradições e experiências entre gerações.
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
ODS 16 – Paz justiça e instituições eficazes
ODS 15 – Vida terrestre
Descrição da Tecnologia Social na Plataforma Transforma! da Fundação Banco do Brasil: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/olimpiada-de-ciencias-na-flona-caxiuana-1
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI)
Coordenação de Comunicação e Extensão
Programa de Educação da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn):
Educar para uma Natureza Sustentável
Coordenação: Ana Claudia dos Santos da Silva
Endereço: Av. Magalhães Barata, 376, São Braz. CEP.: 66040-179 - Belém- PA
E-mail: acsilva@museu-goeldi.br
Créditos:
Imagem 1: Ilustração de Emanuel Feitosa Pamplona da Silva.
Imagem 2, 3 e 4: Acervo do Programa de Educação da Estação Cientifica Ferreira Penna (ECFPn): Educar para uma Natureza Sustentável.
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